Além do distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19, com o crescimento do uso de aplicativos de carona, transporte público e até mesmo o uso de bicicletas, o número de motivos para deixar o carro parado na garagem também aumenta.

Contudo, para manter o automóvel em perfeito funcionamento, é necessário que sejam tomados os devidos cuidados antes, durante e depois do período em que o veículo ficará recluso. Confira abaixo aspectos para serem levados em consideração enquanto o carro descansa na garagem.

O primeiro passo é a limpeza

Para manter a lataria do carro em bom estado, é preciso guardá-lo limpo e em um local arejado, para não prejudicar a pintura. O interior do veículo também merece atenção. Verifique se não há resíduos de alimentos, líquidos de qualquer tipo, embalagens, entre outras substâncias que possam atrair insetos, fungos e bactérias.

A cera pode ser sua amiga nesse processo. Encerar a lataria do carro evita que a sujeira fique impregnada na pintura. Para ajudar na preservação, também é recomendado manter o automóvel longe do sol: seja em um ambiente coberto ou com uma capa automotiva. Se for optar pela última, garanta que esta tenha entrada para a circulação de ar.

Cuide muito bem da bateria!

Esse componente consome energia mesmo com o automóvel desligado (através do uso do relógio, rádio e alarme). Se for realmente deixar o carro parado por bastante tempo, certifique-se de que ele está em um ambiente seguro e desconecte a bateria para prolongar a sua vida útil.

Por outro lado, também é importante consultar o manual do automóvel. Alguns modelos, principalmente importados, têm sistemas protegidos por códigos. Nesses casos, o cabo da bateria deve manter-se conectado o tempo todo.

Outro cuidado a ser tomado com esse componente diz respeito à exposição solar. Quanto mais tempo a bateria ficar exposta em ambientes muito quentes, mais facilmente ocorrerá a reação de descarga.

Atente-se ao tanque

Um grande inimigo para a saúde do tanque do carro é a umidade. Tanto o combustível, quanto o próprio tanque podem sofrer danos se permanecer muito tempo em contato com a água. Isso, porque quando próxima às paredes do recipiente, a água tem o poder de degradar o material.

Como alternativa, caso o seu carro fique parado por tempo superior a dois meses, o ideal é mantê-lo com o tanque cheio para que a substância impeça o contato da umidade com as extremidades do recipiente.

Contudo, após o retorno dos automóveis às ruas, é preciso ficar atento à qualidade do combustível. Para o diesel e as gasolinas aditivada e comum, o prazo recomendado para utilização é de cerca de três meses. Já com a gasolina do tipo Podium, esse prazo estende-se para seis meses.

Vale lembrar que veículos que utilizam o álcool como combustível têm benefícios nesse caso. O álcool possui uma vida útil mais longa porque tem uma boa estabilidade química quando armazenado corretamente. Mesmo assim, os cuidados com a substância não devem ficar de lado. O álcool tem o poder de absorver a umidade do ar, o que deteriora a sua qualidade ao longo do tempo.

Circule sempre que puder

Para poupar o desgaste do óleo e dos componentes do veículo, o ideal é que o carro circule pelo menos uma vez por semana para manter o seu bom estado de conservação. Ligar o motor periodicamente é uma boa tática, mas não é suficiente.

Além de conservar os sistemas do carro, movimentá-lo também preserva a climatização, porque evita a proliferação de microrganismos no interior do equipamento. Outra prova de que esta é uma boa prática diz respeito à conservação dos pneus, pois a movimentação auxilia a minimizar deformidades na borracha.

Para voltar a andar

Depois de muito tempo parado na garagem, os cuidados na hora de retomar o uso devem ser redobrados. Os primeiros passos para colocá-lo de volta às ruas dizem respeito ao bem-estar dos passageiros no interior do veículo.

Certifique-se de que a qualidade do ar interno no carro está em boas condições. A manutenção e limpeza do sistema de climatização previne diversos quadros respiratórios, além de garantir uma viagem segura e confortável à família.

Além disso, a calibragem dos pneus certamente é uma das medidas mais urgentes antes de colocar o automóvel para rodar. Verifique o manual do proprietário e siga as instruções do fabricante quanto ao nível de ar.

Se o período de reclusão foi extenso, é preciso que seja feita uma troca de óleo imediata para evitar danos no funcionamento do carro. Caso o tempo tenha sido inferior a seis meses, uma revisão nesse componente basta.

E para garantir a segurança de volta às ruas, a confiança no profissional que cuida do seu carro é o que vai mantê-lo seguro.

E com as peças da S2L, o mecânico e o auto-elétrico garantem um serviço de qualidade para os seus clientes. Acompanhe todas as novidades na loja virtual.

https://www.s2lequipamentos.com.br/