O consumidor de veículos tem notado que talvez não valha mais tanto adquirir um veículo 0 Km, uma vez que o mesmo perde seu valor de mercado no momento em que sai da concessionária.
Atrelando com isso, o aumento dos preços dos automóveis e a crise financeira, tem sido cada vez mais comum a procura por veículos seminovos.
Mas na hora de procurar um carro já usado, é normal ocorrer algumas dúvidas.
Por isso hoje trouxemos dicas de como se preparar para a compra do seu seminovo.
Filtre as suas buscas
As opções e valores dos veículos são os mais diversos, por isso é importante que realize algumas pesquisas antes de sair em busca do veículo para comprar.
Defina quais as características você busca no automóvel, como um carro grande ou pequeno, espaço do porta-malas, tipo de combustível utilizado, entre outras questões.
Além disso, também tenha em mente o valor que pretende pagar no carro, já deixando contabilizado junto se irá realizar uma revisão do veículo, contratação de seguro e o repasse de documentos para o seu nome.
Encontre locais de venda confiável
Após definir o modelo e valor para a compra, realize a busca por locais de venda de seminovos.
Atualmente é possível comprar qualquer coisa pela internet, mas é preciso ter cuidado, muitos sites não possuem critérios para publicar um anúncio de venda e isso limita a segurança do consumidor.
Por isso, dê preferência para concessionárias e lojas confiáveis da sua cidade, que além de lhe trazer mais segurança na compra, muitas vezes oferecem garantia de até 90 dias.
Realize um test drive
Uma outra questão na hora de escolher o local de comprar é ter a opção de realizar um test drive no veículo.
O teste permite que você veja o funcionamento do carro por completo, podendo analisar o conforto ao dirigi-lo e se o mesmo não apresenta defeitos ou barulhos estranhos durante sua utilização.
Analise o histórico e documentação do carro
Se você encontrou o seu veículo desejado, chegou a hora de realizar a análise do histórico e da documentação do carro.
O histórico do veículo serve para verificar quantos donos o carro já teve, a quilometragem rodada e outras informações, como se já foi furtado ou esteve envolvido em acidentes de trânsito.
A documentação, além de permitir verificar o histórico do veículo, também serve para consultar se o antigo proprietário deixou o carro com pendências financeiras, como multas de trânsito, ou se o mesmo realizava as revisões corretamente na concessionária.
No caso de carros que ainda possuam a garantia de fábrica, a maioria das fabricantes só permite a utilização da garantia, se o veículo foi revisado e reparado nas concessionárias ou em serviços autorizados.
Antes de iniciar sua pesquisa no desejo de adquirir um veículo, siga as dicas acima e garanta que não tenha surpresas após a sua compra.
Caso esteja em busca do primeiro veículo, priorize o test drive, mesmo em veículos novos, para que possa encontrar o modelo de carro com o qual se sente mais confortável em dirigir.




Deixe um comentário