Ao entrar em um veículo que não seja o seu, uma das primeiras coisas que devem ser reguladas são os espelhos. Eles possibilitam uma visão do carro como um todo, o que permite uma maior atenção de tudo que acontece ao seu redor. Se você tem dificuldade em fazer esse ajuste, vamos auxiliar você e demonstrar a melhor forma de deixar o seu retrovisor com uma visão completa.

Importância de regular o retrovisor

A regulagem é simples de ser feita, o que não tira a sua importância, já que são os retrovisores que permitem que o motorista visualize veículos ou pedestres localizados em seus flancos ou na sua retaguarda. Neles, estão localizados os principais pontos cegos, que são esses espaços onde o motorista não tem nenhuma visualização. Todos os veículos possuem esses pontos que limitam seu campo de visão.

A regulagem dos retrovisores laterais, quando feita de forma inadequada ou negligenciada, pode aumentar a área de ponto cego em até 40%, o que pode ser crucial para evitar um acidente.

Confira as nossas dica:

1. Ao entrar no carro, o motorista deve sentar e inclinar a cabeça até o vidro esquerdo. Dessa forma, posicionar o espelho de modo que consiga visualizar o final da traseira do carro.

2. Já para o espelho da direita, para enquadrar corretamente, o condutor precisa manter sua cabeça numa posição ao centro do carro, entre os bancos da frente, ajustando até ver apenas um pouco da lateral do carro.

3. Para o espelho central interno, o ajuste deve ocorrer de maneira que o piloto consiga ver o centro do vidro traseiro. Tenha cuidado com objetos nos bancos que podem atrapalhar a visibilidade.

E aí, retrovisores ajustados e pontos cegos evitados?! Essa é uma forma simples, que amplia o seu campo de visão, te deixando ciente de tudo o que acontece a sua volta: veículos fazendo ultrapassagens ou avanços, motos no seu entorno e até mesmo um pedestre mais imprudente fora da faixa de segurança.

Faltou alguma dica? Compartilha com a gente a sua experiência.