Você sabe que a tecnologia e as funções práticas dela mudaram o consumo em todo o mundo nos últimos 10, 20 anos, certo? E você já se deu conta das possibilidades que tem para atrair mais clientes de maneira online?

Com um número de usuários sempre em expansão, a internet e os aplicativos se tornaram portas de entrada para o crescimento de potenciais consumidores online. Investir em um bom site e, consequentemente, no oferecimento de produtos no portal da sua oficina pode fazer muita diferença na hora de aumentar a cartela de clientes.

Mas não é só isso. Divulgar esses produtos nas redes sociais e, assim, manter uma presença digital constante são características que tendem a fortalecer seus negócios.

Isso ocorre tanto porque as pessoas, de todas as idades, devido à pandemia, têm permanecido mais em casa e passado mais tempo no computador e no celular, quanto porque o número de consumidores jovens, ligados em ofertas estritamente digitais, está cada vez maior.

Para se ter uma ideia, no Brasil, os jovens adultos nascidos entre os anos 1980 e 2000, a chamada geração millennial, já são a maioria da população, com 34% do total de habitantes. No mercado profissional, eles somam 50% do total de trabalhadores.

Portanto, observe alguns pontos:

Quanto eu devo investir?

Em primeiro lugar, estude o seu público-alvo, se ele é sênior, jovem-adulto ou mesmo jovem. A abordagem correta, de acordo com cada público, é muito importante.

Depois, analise e calcule quanto você pode e pretende investir, financeiramente falando – e também o tempo para isso, caso você mesmo queira fazer a divulgação online.

Um bom site é um investimento tanto em termos gráficos quanto de conteúdo. A fotografia profissional de produtos oferecidos pela sua oficina também faz muita diferença na hora de divulgar serviços, preços e ofertas.

Eu já tenho um site

Caso a sua oficina já tenha um site, surgem outros dois quesitos fundamentais para que o seu produto se destaque: o portal tem um bom conteúdo em referência aos produtos?

E, graficamente, ele chama atenção da sua clientela? Acredite: a forma como empresas, serviços e produtos são expostos faz muita diferença na hora de fidelizar um cliente.

Leia também: Como a tecnologia é útil no dia a dia do mecânico

Mantenha o conteúdo atualizado

Não adianta nada ter um site ou perfis em redes sociais sem que o conteúdo seja constantemente atualizado. Novos textos, vídeos ou imagens trazem a sensação de que a oficina preocupa-se com seus clientes e quer mantê-los informados sobre as mais variadas novidades do setor.

Presença nas redes sociais

Você tem um site com conteúdo atualizado, belas imagens e até mesmo vídeos e animações, mas não divulga nas redes sociais? Então está na hora de repensar isso.

Explorar e manter publicações periódicas no Facebook e no Instagram, por exemplo, são fundamentais para expandir sua marca. Anúncios pagos – e com preços acessíveis – tendem a atrair ainda mais seguidores e potenciais clientes.

Pagamento

Não é vantajoso, digamos, fechar um bom negócio, que surgiu por meio da divulgação digital, se no fim o pagamento só pode ser feito de uma forma.

Abrir o leque de opções aos clientes, com pagamentos via aplicativos e cartões de débito ou crédito é fundamental. Em momentos de crise, facilitar a vida do consumidor pode significar parcelar e, assim, mantê-lo fiel nas próximas negociações.