O mundo mudou, e a forma de trabalhar também. Assim, com o surgimento de diversas tecnologias, a solução dos problemas se tornou cada vez mais digital e automatizada. Basta pensar, algumas décadas atrás era necessário enfrentar filas imensas no banco para pagar as contas, já hoje é possível fazer isso a partir de alguns toques na tela do smartphone.
Nessa perspectiva, o avanço tecnológico afetou também os serviços das oficinas. Hoje, os mecânicos precisam estar sempre atrás de novidades para não ficar para trás em relação à concorrência, seja visando novos equipamentos e ferramentas ou sistemas de gestão e planejamento.
Por isso, é importante estar atento às oportunidades que surgem e as que já estão disponíveis para implementar no conserto dos carros. Tendo esse pensamento, fica muito mais fácil conquistar a fidelização dos clientes e construir um nome de peso na área automotiva.
Como a tecnologia melhorou a vida dos mecânicos
Um dos pilares mais importantes de um bom serviço é algo impossível de ser comprado, o tempo. Analise comigo, tendo duas opções de entrega, qual você contrataria: a que faz um bom serviço e é rápida ou a que faz um bom serviço e é lenta? Bom, aqui a resposta é óbvia! Mas passando para o lado mecânico, a filosofia é a mesma.
Antes da década de 90, era preciso um bom tempo para detectar um problema no carburador, e mais ainda para consertá-lo. Assim, com a criação da injeção eletrônica, se tornou simples encontrar a falha e focar o conserto de forma certeira, sem precisar olhar todas as peças.
Outro ponto interessante é a internet. Devido à conexão global, o profissional consegue pesquisar suas dúvidas, conversar com outros colegas da área e até encontrar novas formas de realizar o reparo por vídeos de tutoriais. Tudo isso graças à tecnologia que interligou de forma remota as pessoas.
Quais as tecnologias podem auxiliar no dia a dia
Antigamente, para ter acesso às novas criações e tendências de cada setor, era necessário estar sempre de olho nas revistas e programas de TV especializados. Felizmente, agora conseguimos acompanhar tudo isso na tela dos computadores e por meio de páginas gratuitas especializadas.
Assim, algumas ferramentas, aparelhos e equipamentos podem se tornar o diferencial na hora da escolha da oficina pelo motorista. Confira algumas delas:
Scanner
Já conhecido no mundo automotivo, esse equipamento é um verdadeiro poupador de tempo para os trabalhadores. Mesmo não sendo uma novidade, os novos lançamentos exploram ainda mais alternativas para identificar os atuais e possíveis problemas dos carros. Em certos casos, já é possível até encontrar falhas no sistema elétrico de regulagem dos bancos. Enfim, cada marca e produto tem a sua especificidade e cabe a você escolher o que melhor se encaixa para a sua demanda e no seu orçamento.
Osciloscópio
Responsável por medir e analisar os sinais de tensão, o osciloscópio desempenha um papel importante no dia a dia do mecânico. Ele é capaz de detectar problemas de comunicação entre os sistemas eletrônicos dos automóveis com facilidade. No entanto, é importante os profissionais terem o conhecimento apurado de como interpretar os resultados para não utilizarem errado o equipamento.
Multímetro
O multímetro é o encarregado por fazer a medição de diversas fontes elétricas, como a corrente alternada e contínua, temperatura, capacitância, dentre outras medidas relacionada à energia. Ele pode ser encontrado de duas formas, digital e analógico. Novamente, aqui tudo vai depender da sua necessidade e quanto você está disposto a gastar.
Uma boa dica de multímetro são aqueles que vêm com o sinal de bluetooth embutido e com a possibilidade de ser controlado e visualizar as medidas por um aplicativo de celular.
Esses equipamentos são de extrema importância para agilizar e potencializar o trabalho do mecânico em todas as etapas do conserto automotivo. Porém, escapando um pouco dos produtos físicos, o meio digital também possibilita que o profissional se qualifique de forma remota. Isso porque existem diversos cursos à distância disponíveis, única forma de especialização para muitas pessoas devido à falta de tempo.
Enfim, o importante é estar sempre alerta às novas possibilidades de incrementar o negócio e oferecer uma melhor experiência ao cliente. Por isso, a união da tecnologia com o trabalho das oficinas é um casamento de sucesso com direito à final de felizes para sempre.
Deixe um comentário