O verão e suas altas temperaturas acabam sendo um convite para viagens de fim de semana para o litoral ou campo. O que gera maior demanda nas oficinas e auto-elétricas. Porém o calor também afeta componentes das baterias automotivas e deve ser levado em consideração em testes que visam maior precisão.

Primeiro vamos ao funcionamento de bateria automotiva. Basicamente a bateria, que também pode ser chamada de acumulador de energia, transforma energia armazenada em forma química em energia elétrica. Ela é composta por placas de chumbo metálico, placas revestidas com peróxido chumbo e uma solução aquosa chamada eletrólito (a base de ácido sulfúrico).

Quando o circuito está fechado, ambos os pólos da bateria conectados. A placas de chumbo perdem elétrons, esses que usam o eletrólito como via para chegarem nas placas de peróxido de chumbo. Essa reação é chamada de oxirredução. Ao receber energia vinda do alternador, que transformou energia mecânica em elétrica, o processo se reverte e a bateria é recarregada.

Mas e o calor? Sim ele afeta também o processo de oxirredução. Quanto maior a temperatura mais veloz fica o elétron, acelerando o processo que em resumo ocorreria com intensidade somente com o carro ligado e portanto recarregando parte da energia pelo alternador. Além disso, em baterias não seladas, o calor pode provocar a evaporação da água presente no eletrólito, o mesmo também pode ocorrer em baterias seladas porém em menor intensidade.

A chamada auto descarga por calor é bem comum em temperaturas acima dos 40 graus. E só pode ser percebida através de testes feitos com maior precisão e ferramentas mais modernas, com o carro desligado a alteração na voltagem não deve chegar a 1V, ficando na casa decimal na pior das hipóteses.

O grande perigo do excesso de calor às baterias automotivas é quando eles se aliam a outros males, como vazamentos, fios soltos, oxidação dos pólos e terminais entre outros. O melhor mesmo é fazer a manutenção preventiva de seis em seis meses com um profissional e pelo menos uma verificação visual (a famosa olhada) uma vez por mês por parte do proprietário do veículo.