Com o final de ano e o período de férias chegando, é muito comum realizar viagens de carro, seja para curtir a praia ou visitar os familiares e amigos. Porém, é importante ter a manutenção do carro em dia, para que não haja nenhum problema na estrada e garanta a saúde e bem estar de você e sua família.

O ideal é que a revisão seja realizada a cada 6 meses, e viajar com um veículo sem estar com a revisão em dia, pode gerar multa e perda de pontos na carteira.

Por isso, acompanhe algumas dicas que trouxemos de como deve se preparar para viajar de carro.

O que organizar antes de levar o carro para revisão?

Procure levar seu carro em uma oficina de confiança, pois esta revisão é de extrema importância para manter a vida útil do carro também. Por isso, é necessário que cada peça conferida esteja em boas condições para garantir uma viagem mais tranquila, gastando menos combustível e respondendo a situações de situações de emergências, como freadas bruscas por exemplo.

Programe para levar o carro a uma oficina com antecedência, assim, caso necessite de algum conserto, não irá atrasar a sua viagem.

Tipos de revisão

Existem 3 tipos de revisão que podem ser feitas em seu carro: a revisão preventiva, revisão preditiva e a revisão corretiva.

A revisão preventiva, tem como objetivo manter a manutenção de todas as peças do carro sempre em dia. Ou seja, quando uma peça apresenta desgaste, é imediatamente trocada, para evitar futuros estragos ou acidentes no carro.

A revisão preditiva é realizada de acordo com as recomendações do fabricante, que são definidas por meio de uma análise técnica, com informações básicas do veículo. Por exemplo, se o fabricante sugere que realize a troca de uma peça após uma quilometragem específica, será avaliado se a peça realmente deve ser trocada após a quilometragem recomendada ou antes.

A revisão corretiva por sua vez, é realizada como uma manutenção de última hora, sendo assim, é avaliado todas peças que já estão com defeitos ou quebradas e realizada a troca de tudo que for necessário.

Quais as principais peças devem ser revisadas?

Claro que o carro deve ser revisado por inteiro, porém, algumas peças precisam de mais atenção que outras. Veja alguns exemplos de quais peças devem ter mais cuidados na revisão:

Pneus – Deve-se revisar a calibragem dos pneus e se não apresentam desgastes ou bolhas, também lembre-se de incluir os estepes para a viagem.

Sistema Elétrico – Deve-se checar se todas as luzes do carro estão em pleno funcionamento, além de verificar a bateria, motor e alternador.

Freios – No caso dos freios, deve-se solicitar uma revisão completa para ter certeza de seu completo funcionamento, para que evite acidentes na estrada.

Além destes cuidados, é importante se planejar com os gastos na estrada, como separar o dinheiro para gasolina e pedágios, programar o horário de saída, conferir a rota que irá seguir e quais pontos de paradas pode utilizar. Também procure dormir bem antes de pegar a estrada e levar alimentos e bebidas para se manter hidratado durante a viagem.