O trabalho mecânico é cheio de desafios. Isso porque os serviços quase nunca são os mesmos, afinal, cada carro é um carro, com diferentes configurações e funcionamento de peças. No entanto, alguns equipamentos são utilizados para todos os tipos de veículos. Esse é o caso do multímetro, que ajuda nas mais diversas medições elétricas.

Por isso, é importante ter total conhecimento sobre o que é, seu funcionamento, para que serve e os cuidados necessários na hora do uso. Até porque quanto maior o entendimento dos instrumentos de ofício, melhor será a entrega para o cliente. Confira tudo sobre o multímetro!

O que é um multímetro

Um multímetro é o aparelho responsável por medir as diferentes proporções de capacidade nas correntes elétricas. Ele consegue mensurar a tensão, resistência, frequência de sinais alternados, temperatura, entre outros. Tal competência se dá pelo item ter voltímetro, amperímetros e ohmímetro.

Além disso, existem dois modelos de aparelho: o analógico e o digital. O analógico foi o primeiro a aparecer no mercado. Com um imã abaixo da caixa seletora, ele envia a corrente para a bobina que reage com o campo magnético. O resultado é dado em um mostrador com escalas que funcionam a partir de um galvanômetro.

O digital não aparenta muitas mudanças fora a tela LCD que mostra a resposta da medição. Ainda, o item mais tecnológico apresenta opções extras, como a possibilidade de resetar e congelar o mostrador, além de poder determinar a oscilação máxima e mínima.

Para o que ele é usado

Devido as suas diversas opções, o multímetro é utilizado em diferentes ramos. Nessa perspectiva, no conserto automotivo seu uso é para testar componentes como bobina de ignição, fusíveis, baterias e relés. Já na área de produtos eletrônicos, o equipamento serve para provar os circuitos e ajustes em aparelhos. Ainda, ao falar em eletrônica digital, pode ser usado para verificar sinais em fontes, placas e no-breaks.

Cuidados necessários

Assim como qualquer instrumento que envolva eletricidade, é preciso tomar precauções ao utilizar o multímetro, visto que o mal uso pode prejudicar o item e trazer riscos para o profissional. Confira alguns cuidados:

  •  Nunca ligar um amperímetro em paralelo com a carga se for medir uma corrente elétrica.
  • Não utilizar a escala de corrente para medir tensão e vice-versa.
  • Usar EPIs de segurança, como luvas e sapatos especiais.
  • Não medir um circuito ligado.
  • Não colocar um voltímetro em série na carga.

Agora, ficou mais fácil escolher o multímetro ideal para o seu negócio. Com tantas funções, ficar sem esse aparelho significa estar atrasado em relação à concorrência. Dessa maneira, a S2L te ajuda e tem disponível os melhores equipamentos para sua finalidade e seu bolso. Confira mais sobre nossas opções na aba Produtos. Com certeza você vai encontrar o que procura!

Gostou da leitura? Então continue acompanhando o blog e as redes sociais da S2L para mais conteúdos como esse.