Considerado um teste básico por muito profissionais, o teste do relé com multímetro digital é um procedimento simples. Basicamente, você precisa de um multímetro digital e uma fonte de tensão.

Mesmo sabendo que geralmente a configuração dos pinos costuma ser padronizada, o melhor é buscar informações com o fabricante. Leia o esquema elétrico ou manual do relé. Essa medida de segurança garante que você não cause danos ao componente nem faça medições equivocadas.

O próximo passo é fazer uma análise visual do componente. Descartando danos visíveis na bobina e contatos, se desconsidera uma série de problemas e defeitos no componente.

Alimente o relé com uma corrente elétrica e verifique se a luz de LED presente no componente acende. Caso não, o relé está com defeito. Deve-se determinar a corrente e a tensão de operação da bobina. Essas informações também podem estar impressas no invólucro; do contrário, pode-se obter através do manual. Verifique também se a bobina de controle é protegida por diodo, cujo objetivo é protegê-la contra os danos causados pelas variações de tensão.

Utilize uma fonte de tensão independente, certifique-se se a bobina está ligada com a polaridade adequada. Energizando a bobina, você ouvirá um pequeno estalo. Em seguida, utilize o multímetro para testar as resistências dos contatos.

Agora, vamos aos pólos, que podem ser de dois tipos, contatos abertos (NA) e contatos fechados (NF). Com o multímetro digital para determinar a resistência de cada um, NF sempre apresentará resistência de 0 ohm e um NA sempre apresenta resistência infinita.